O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anunciou, nesta quarta-feira (29), o lançamento do primeiro lote de Editais de Difusão, com investimento de R$ 16,6 milhões, além da criação de uma trilha formativa do CULTSP PRO voltada para gestores públicos da cultura. Durante o Encontro de Gestores CULTSP 2025, realizado na Sala São Paulo, a secretária Marília Marton também adiantou que, em breve, um novo lote de editais será lançado. A solenidade reuniu representantes de mais de 500 municípios do estado.
Para este primeiro lote, as inscrições serão abertas no dia 3 de fevereiro e abrangem quatro linhas de apoio: Difusão CultSP, com apoio a festas, feiras, entre outros eventos artísticos de ocupação do ambiente urbano, contemplando 520 municípios com R$ 20 mil por cidade; Apoio a Festivais, que tenham como objetivo a valorização da identidade cultural, geração de oportunidades para artistas e ativação do turismo cultural na região, com apoio de R$ 100 mil por evento em 32 municípios; Circuito CultSP, com foco na descentralização cultural e na formação de público, investindo R$ 40 mil para atividades culturais em 50 cidades; e o apoio de R$ 30 mil para eventos em 35 localidades com foco na diversidade. A iniciativa será gerida pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.amigosdaarte.org.br.
Trilha formativa para gestores
Outra novidade é a trilha formativa para gestores. Como parte do programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, a trilha tem como objetivo fortalecer o trabalho das equipes municipais de gestão cultural, além de ampliar os estudos sobre gestão cultural e economia criativa.
A trilha será composta por três módulos de 16 horas de duração cada, no formato online com atividades complementares presenciais, previstas para o primeiro semestre deste ano. O Módulo 1 abordará “Instrumentos para uma boa gestão cultural”, o Módulo 2 tratará de “Como potencializar os projetos culturais” e o Módulo 3 será focado na “Criação de redes no setor cultural”. O início das atividades será em março.
Saiba mais: Link