Com a missão de incentivar e estimular jovens artistas que estão adentrando no mercado e pretendem seguir carreira teatral, o “FESTU – A Festa do Teatro” é uma oportunidade imperdível. O festival chega à sua 14ª edição cumprindo com maestria o intuito de revelar e fomentar novos talentos, e neste ano está de casa nova. Entre os dias 28, 29 e 30 de junho o histórico Teatro Dulcina, na Cinelândia, será palco para as 16 esquetes selecionadas se apresentarem ao público, sempre com entrada gratuita.
Sob realização da agência Araucária, com patrocínio da empresa Multiterminais -Logística Integrada e da Rede Globo, o festival oportuniza que jovens estudantes mostrem suas criações, troquem experiências, ganhem visibilidade entre seus pares, conheçam profissionais renomados, testem suas obras com o público e, claro, concorram ao prêmio de patrocínio para seus projetos.
![“FESTU – A Festa do Teatro” é uma oportunidade imperdível. O festival chega à sua 14ª edição cumprindo com maestria o intuito de revelar e fomentar novos talentos, e neste ano está de casa nova. Entre os dias 28, 29](https://www.pretessencias.com.br/wp-content/smush-webp/2024/06/FESTU-23-07-181-1024x683.jpg.webp)
Ao todo, foram inscritos 173 grupos universitários de sete estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pará, com esquetes de 10 a 12 minutos, onde 67 passaram para a segunda fase. Em uma audição criteriosa, o diretor artístico do Festival, Felipe Cabral, e a bicampeã do FESTU na categoria Melhor Atriz, Julia Stockler, tiveram a árdua e emocionante missão de escolher somente 16 esquetes para as Mostras Competitivas. Dentre as selecionadas estão as que tocam em circunstâncias sociais, como uma homenagem às trabalhadoras dos barracões das escolas de Samba; críticas à remoção de famílias na Vila Autódromo; peculiaridades da vida de atores migrantes de outros estados para o Rio de Janeiro; e o universo da capoeira e da palhaçaria.
O festival irá premiar as categorias de Melhor Esquete com um aporte de R$ 30 mil, e Melhor Esquete pelo Júri Popular com R$15 mil. Todo o montante deverá ser direcionado à montagem de espetáculos inéditos pelos grupos vencedores. Diversas outras categorias também serão contempladas com premiações como bolsas de estudo em centros de teatro, música e dança na cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo desses 14 anos o FESTU não parou de crescer. Para acompanhar a diversidade presente na sociedade, o festival vem se transformando e ganhando cada vez mais relevância entre jovens artistas, principalmente por conta do aumento da demanda por mais representatividade no evento, desde sua estrutura, passando pela banca e chegando até os apresentadores e jurados. A cada edição cresce o número de inscrições de grupos de coletivos negros, femininos, LGBTQIAPN+ e indígenas, se tornando, assim, um festival ainda mais plural a cada ano.
![“FESTU – A Festa do Teatro” é uma oportunidade imperdível. O festival chega à sua 14ª edição cumprindo com maestria o intuito de revelar e fomentar novos talentos, e neste ano está de casa nova. Entre os dias 28, 29](https://www.pretessencias.com.br/wp-content/smush-webp/2024/06/FESTU-21-07-111-1024x683.jpg.webp)
Grandes nomes do teatro brasileiro já participaram como jurados, como Wolf Maia, Zezé Polessa, Lília Cabral, Milton Gonçalves, Babu Santana, Malu Galli, Marília Pêra, Jéssica Ellen e Renata Carvalho. E este ano não será diferente: artistas que já fizeram parte do FESTU como concorrentes, em edições anteriores, irão participar da banca de júri, como é o caso de Matheus Macena, que ganhou como Melhor Ator do 6º FESTU e, profissionalmente, na mesma categoria no 34º Prêmio Shell de Teatro pelo musical “Los Hermanos – Musical Pré-Fabricado”.
Dentre os outros tantos que têm frutificado seu trabalho estão Ricardo Rocha (vencedor do último Prêmio Shell na categoria Melhor Cenografia e vencedor do FESTU em 2017 como Melhor Esquete); Clarisse Dessaune (atriz que vem se destacando no cenário carioca com o espetáculo “O caminho de volta”); Clayton Nascimento (criador do premiado espetáculo “Macacos” e vencedor do Prêmio Shell como Melhor Ator); Alitta (primeira atriz trans preta a ser indicada ao Prêmio Shell pelo espetáculo “Chega de saudade”); Ana Paula Brasil (diretora de responsabilidade social da TV Globo); Michel Melamed (ator, poeta e diretor de teatro); MiwaYanagizawa (atriz e diretora, vencedora do 34º Prêmio Shell de Melhor Direção por “Anastácia”) e Nathalia Ponto Cruz(atriz e roteirista).
As apresentações dos 16 grupos finalistas para a banca de jurados e para o público serão realizadas em dois dias, sendo oito esquetes na sexta-feira (dia 28 de junho), e as outras oito no sábado (dia 29). A cerimônia de premiação dos vencedores, com a entrega dos patrocínios, será no domingo (dia 30).
.
SERVIÇO:
14ª EDIÇÃO DO FESTU – A Festa do Teatro
Data: 28, 29 e 30 de junho
Horário: Sexta e Sábado às 19h e Domingo às 17h
Local:Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcino Guanabara, n° 17 – Cinelândia– RJ
Classificação:Livre
Ingressos: Gratuitos (retirados na bilheteria do teatro 1h antes da primeira apresentação de cada dia).