Publicidade

Exposição “Fervo: Imagens do Povo” comemora 20 anos com exposição sobre festas populares

As exposições em projeções serão realizadas em espaços abertos e gratuitos. Além disso, ações educativas serão desenvolvidas para grupos específicos, com abordagem e linguagem acessíveis para pessoas surdas, com síndrome de Down, crianças e jovens. 

Publicidade

A mostra coletiva, será lançada dia 11 de abril, na Maré, e reúne fotografias do acervo do Programa Imagens do Povo

No último dia 11 de abril, o Imagens do Povo, Programa de Fotografia Popular do Observatório de Favelas, inaugurou a Exposição “Fervo”, na Galeria 535. A mostra coletiva – composta por 20 fotografias do Acervo – é a primeira da “Ocupação Galeria 535 – Imagens do Povo 20 anos”, em comemoração às duas décadas do Programa. Com a temática da festa como ato de celebrar encontros, presenças e existências, o “Fervo” destaca a manifestação da vida popular.

Por décadas, as imagens das classes populares durante festas, reuniões familiares e momentos cotidianos eram escassas. Ao mesmo tempo, esses mesmos territórios eram frequentemente alvo das lentes fotográficas em situações de conflito e ausências. A exposição chega para dar visibilidade e celebrar as festas, os encontros, o fervo das favelas e periferias.

Acervo Imagens do Povo | Crédito: Ratão Diniz

“A proposta de reunir os ensaios documentais dos fotógrafos está presente desde o início, quando também se criou a Escola de Fotografia Popular. Trata-se de uma combinação única entre uma ação de formação, a Escola, e outra dedicada a um catálogo sobre os espaços populares, o Acervo do Imagens do Povo. Com temas próximos aos seus colaboradores, o ponto de partida é o desejo de contar histórias, seja sobre a sua própria vizinhança ou outras praças por descobrir. Foi desse jeito que muitos encontraram e se reviram nas festas populares. De uma lembrança ativa da infância ou de histórias que lhe foram contadas, as festas povoam o nosso calendário anual: trazem cores, vibração e emoções de todos os tipos. Para nós, apresentar os espaços populares com tanta dedicação é trazer sentimentos com muitas camadas. Convidamos a todos para conhecer esse trabalho”, explica Érika Tambke, Coordenadora do Imagens do Povo.

As exposições em projeções serão realizadas em espaços abertos e gratuitos. Além disso, ações educativas serão desenvolvidas para grupos específicos, com abordagem e linguagem acessíveis para pessoas surdas, com síndrome de Down, crianças e jovens.

Serviço

Abertura Exposição Fervo, do Imagens do Povo

Data: 11 de abril

Horário: 18h

Local: Galeria 535, Rua Teixeira Ribeiro 535, Maré

Publicidade

Última atualização em: 13 de abril de 2024 às 12:44

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados