Publicidade

Espetáculo “Vinte!” faz uma releitura poética do Rio, das artes e do tempo a partir dos movimentos artísticos negros dos anos 1920

A fusão entre teatro, dança e música dá o tom de 'Vinte!', espetáculo escrito por Tainah Longras e dirigido por Mauricio Lima,

Publicidade

A fusão entre teatro, dança e música dá o tom de ‘Vinte!’, espetáculo escrito por Tainah Longras e dirigido por Mauricio Lima, que estreia no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) em 13 de março de 2025. A temporada acontece no Teatro III, com apresentações de quinta a domingo – quinta, sexta e sábado às 19h; domingo às 18h – até 6 de abril.

A montagem propõe uma revisitação ficcional dos movimentos artísticos negros dos anos 1920 no Brasil, em diálogo com a cidade do Rio, as artes e suas camadas de tempo. Partindo de uma crítica à peça Tudo Preto (1926), da Companhia Negra de Revistas, a obra reconstrói narrativas sob uma perspectiva afro-contemporânea.

O Harlem Renaissance, movimento cultural e intelectual que floresceu na comunidade negra de Nova York na mesma época, serviu como ponto de partida da pesquisa. “É a abertura para toda a investigação e fonte de muitas elaborações importantes para a peça”, explica Longras, que está em cena ao lado de AfroFlor, Felipe Oládélè e Muato. A pesquisa levou à Companhia Negra de Revistas, grupo que reuniu nomes como Pixinguinha e De Chocolat e marcou a história do teatro musical negro brasileiro. “Esses artistas e suas histórias são nossos maiores pontos de conexão com o Rio dos anos 1920”, destaca a dramaturga.

A fusão entre teatro, dança e música dá o tom de 'Vinte!', espetáculo escrito por Tainah Longras e dirigido por Mauricio Lima,
Foto: Irã Barillio


No palco – ou melhor, no espaço cênico que dissolve as fronteiras entre artistas e público – a palavra ganha múltiplas formas: falada, cantada, dançada, inventada. “A encenação parte de uma relação radical dos atores com a palavra. Isso não significa que exista uma hierarquia entre as linguagens. O teatro, a dança e a música dialogam de forma orgânica, compondo uma cena que se desenvolve numa abordagem filosófica afroindígena não linear do tempo e, consequentemente, da História”, explica o diretor. O espetáculo aposta em uma experimentação cênica e sonora inspirada no choro, jazz e samba, ritmos fundamentais na identidade cultural negra.

A direção musical é de Muato, com direção de movimento de Romulo Galvão, direção de arte de Júlia Vicente, direção de produção de Bem Medeiros e iluminação de Dadado de Freitas.

Serviço:

Vinte!
Temporada: 13 de março a 06 de abril de 2025
Quando: quinta a sábado, às 19h; domingo, às 18h
Duração: 100 min   
Classificação: 12 anos  
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (Meia) – disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada 
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Tel. (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Publicidade

Última atualização em: 1 de abril de 2025 às 14:10

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados