fbpx

Publicidade

Espetáculo vencedor do Prêmio Shell de Teatro, “Pelada – A hora da Gaymada” estreia no Sesc Niterói

Espetáculo vencedor do Prêmio Shell de Teatro, “Pelada – A hora da Gaymada” estreia no Sesc Niterói

Publicidade

Espetáculo vencedor do Prêmio Shell de Teatro/RJ na categoria Música (Muato – pela direção musical, percussão corporal e trilha original) e no Prêmio do Humor/RJ nas categorias Melhor TextoMelhor Direção e Melhor Espetáculo, “Pelada – A hora da Gaymada” entra em cena no dia 1 de novembro, no Sesc de Niterói, às 19h.

 A dramaturgia apresenta os bastidores da disputa de dois times pelo uso do ‘Campo do Furão’, em Olaria, bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, antes que uma empreiteira o compre e destrua. Um embate por ocupação de espaço entre o time de futebol, que joga desde a criação do campo há 40 anos, e o time LGBTQIAPN+ de queimada, que tem o desejo de realizar o primeiro Campeonato de ‘Gaymada’ da região. Além do clima de disputa pelo campo, entra em cena também as divergências entre os jogadores – algumas vezes, até no vestiário. E momentos de estranhamento entre gays e héteros se fazem presente na história.

“A gente escolhe, a partir do riso, mostrar o ridículo do ser humano. Nesse caso, estamos falando do ridículo desta heterossexualidade que precisa ser revisada e que só atrapalha o desenvolvimento pessoal de cada um, inclusive do próprio homem hétero a expressar suas subjetividades. E como este comportamento também é violento com o corpo da mulher, do gay e das pessoas transexuais, escolhemos o riso para fazer esta análise”, antecipa o diretor Orlando Caldeira.

Orlando Caldeira
Foto: Maria Clara Oliveira

Embora seja bastante popular em alguns bairros no subúrbio, sendo disputado até em torneios e campeonatos regionais, a ‘gaymada’ ainda é desconhecida por muitas pessoas. “No elenco temos dois atores que praticam já há algum tempo, o Aleh Silva e o Guilherme Canellas. Eles são artistas circenses oriundos da Baixada Fluminense e acho importante que tenhamos o lugar de legitimidade da fala deles, que são praticantes, apresentando esta cultura para além de um esporte, mas também como um espaço de resistência. A Gaymada é um lugar de construção de narrativa preta gay suburbana”, ressalta Caldeira.

“PELADA – A HORA DA GAYMADA”

Apresentação: 1 de novembro, às 19h.

Local: Sesc Niterói

Endereço: Rua Padre Anchieta, 56 – Centro – Niterói

Telefone: 24210-050.

Ingressos: Usuário R$ 10,00 /Comerciário: grátis/ Público geral PCG : grátis / Idosos / estudantes: R$5,00

Bilheteria – Horário de funcionamento:

Terça a sexta – de 7h às 19h30;

Sábados – de 9h às 19h

Domingos – de 9h às 18h.

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 70 minutos

Publicidade

Última atualização em: 30 de outubro de 2024 às 18:15

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados