Espetáculo “O Caminho de Volta – A Outra História do Rio de Janeiro” segue até maio no Parque do Flamengo

O ato cênico será apresentado no Parque do Flamengo até o dia 29 de maio, às terças e quartas

Com apresentações gratuitas, o espetáculo “O Caminho de Volta – A Outra História do Rio de Janeiro” vem sendo idealizado há seis anos, quando o diretor e ator Álamo Facó mergulha na pesquisa sobre sua ancestralidade e o início da cidade do Rio de Janeiro, desenterrando a versão não contada dessa história.  O ato cênico será apresentado no Parque do Flamengo até o dia 29 de maio, às terças e quartas , sempre às 20 horas. A peça começou a ser apresentada em 26 de março, sempre de forma gratuita.

A história do início do Rio de Janeiro é contada pela primeira vez por esse lado de cá da baía, o da taba Karioka, da Paliçada de Uruçumirim, onde nasceu a maior organização de combate à escravização indígena que já se teve notícia. “O sentimento de disponibilidade para uma manifestação ancestral é enorme”, pontua. 

“Queremos tentar elucidar o povo carioca e seus visitantes sobre como devemos olhar para o passado e enxergar como essa história foi propositalmente distorcida. A escravização indígina é pouquíssimo falada em centros de discussões, em congressos, universidades e é detalhada em cartas e livros. E desejamos enaltecer o povo tupinambá e sua importância histórica e na cotemporaneidade”, completa.

O Caminho de Volta | Créditos: Raynna

Para a realização do espetáculo, o diretor convidou um coletivo de artistas anti-coloniais, de maioria indígena. Junto a eles, Álamo conta a história da taba Karioka, do período de paz e fartura à luta que segue até os dias de hoje. Ele faz um comparativo com o período e os tempos atuais.

“Muita coisa se manteve, a forma que a gente lida com as festas, a forma que a gente lida com os adornos de Carnaval. E a forma que a milícia armada invade territórios indígenas hoje, é bem parecida com os ataques dos pêros do século XVI. Muita coisa se manteve de lá para cá e a gente muitas vezes não liga uma coisa à outra. A peça colabora para que esses pontos se liguem.”, analisa.

A peça é contemplada pelo Foca – Fomento da Cultura Carioca – com nota máxima, sendo classificada em primeiro lugar.

SERVIÇO:

De 26 março a 29 de Maio de 2024

Dias: terças e quartas

Horário do encontro: 19:30 . Início do espetáculo : 20:00 hrs

Local: Parque do Flamengo – Altura da Rua Oswaldo Cruz

Ponto de encontro: Cacto brasileirinho – em frente ao Restaurante Assador

Ponto de referência: ao lado do estacionamento do Restaurante Assador

Obs: Em caso de chuva não haverá espetáculo

GRATUITO

Última atualização em: 28 de maio de 2024 às 12:28

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)
Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias