O diretor paranaense San Marcelo estará presente no Rio de Janeiro para a exibição de seu documentário. Intitulado “Benzedeira” produção premiada em diversos festivais nacionais, estará presente no dia 29 na 4ª edição da Mostra de Cinema IFÉ. O evento, que acontece entre os dias 25 e 29, está sendo no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUCAHB) cedendo espaço a uma série de palestras, oficinas e masterclasses, além das exibições de obras cinematográficas brasileiras independentes e produzidas por realizadores negros, indígenas e LGBTQIAPN+.
“O documentário foi convidado pela curadoria do festival, ficamos muito felizes e honrados de participar e ver que mesmo depois de quatro anos de produção ele ainda dá bons frutos. Também teremos um bate papo falando de ancestralidade pautado sobre “Benzedeira”, apresenta San Marcelo.
Centrado em mostrar os saberes ancestrais que habita através de resistência e vivências diretas com a natureza, a produção entra no universo de Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, benzedeira e bicha preta conhecedora de ervas.
Gravado na comunidade do Tamatateua, localizada em uma ilha no interior do município de Bragança, “Benzedeira” surge a partir da curiosidade de desvendar a nascente de um vasto conhecimento das ciências da natureza e cura.
“A ideia era falar sobre o ato de benzer, porém na ilha de montagem percebemos um estilo para a série que se pautava na figura do Fazedor desse saber e não somente ao saber. Maria do Bairro, que se dedica à cura do corpo e da alma de quem a procura, foi o personagem escolhido para dar voz a essa ancestralidade”, completa o diretor.