O Brasil é um país repleto de festas culturais e tradições, desde as celebrações vibrantes do Carnaval até as manifestações folclóricas que atravessam gerações. A literatura também tem se dedicado a resgatar essas festas, trazendo à tona suas cores, sons e personagens únicos. Neste contexto, diversos autores têm se inspirado nessas festas e nas manifestações culturais brasileiras para criar livros que fascinam tanto crianças quanto adultos. A seguir, apresentamos livros que abordam diferentes aspectos dessas festas e do rico folclore do Brasil para compreender e vivenciar as nossas tradições.

Título: Bailinho
Escritora: Carlos Eduardo Pereira
Ilustrador: Zansky
Editora: Baião
A proposta de Carlos Eduardo Pereira, com as ilustrações extraordinárias de Zansky, foi retratar um baile juntando os melhores (ou piores) assombramentos da geração de nossos avós e nossa própria época, através do folclore e das redes sociais.
No elenco, comparecem: Mula sem Cabeça, Cuca, Saci Pererê, Iara, Curupira e até o Volde… (opa, Aquele-que-não-pode-ser-nomeado), mais a Medusa e a Estátua da Liberdade. É assim que leitores de todas as idades vão se surpreender com o parentesco entre essas e várias outras criaturas, adicionando um novo olhar sobre elas.

Título: Fevereiro
Autora: Carol Fernandes
Editora: Caixote
O Carnaval é uma festa que vai muito além dos desfiles suntuosos que vemos na TV e dos blocos que arrastam milhares de foliões pelas ruas atrás de músicas, danças e brincadeiras. Historicamente, é um momento muito especial de celebração da arte, da cultura, das tradições e dos costumes em várias partes do mundo.
Por sua vez, Fevereiro é uma ode à Bahia, ao amor que as famílias sentem pela festa, ao compromisso de mulheres e homens negros em fazer a herança do Carnaval atravessar muitos e muitos anos, sendo transmitida de geração em geração, e renovada a cada ano.

Título: Tombolo do lombo
Autor: André Neves
Editora: Paulinas
A obra resgata uma brincadeira chamada tangolomango, que se assenta na forma de uma parlenda. Nela, dois pares de versos com sonoridade parecidas vão sendo recitados enquanto um conjunto de nove ou dez elementos se reduz até chegar ao fim.
Para criar seu próprio tangolomango, o autor pernambucano inspirou-se no Bumba-meu-boi, uma das mais importantes e tradicionais manifestações culturais do nosso país. Na mistura de dança, música, teatro e até circo, somos apresentados a diferentes personagens, todos muito ricos e interessantes. Além de suas cores, roupas e formatos, cada um traz consigo um instrumento musical que adultos e crianças vão adorar conhecer!

Título: A festa no céu
Autora: Angela Lago
Editora: Melhoramentos
Nesta fábula do folclore brasileiro, revisitada por Angela Lago, quem narra a história são os bichos que não possuem asa. Tem uma festa programada para acontecer à noite no céu, mas nenhum deles poderá ir. No entanto, uma tartaruga está decidida a participar do evento.