Em fevereiro de 2025, a Companhia de Teatro Heliópolis realiza Ciclo de Debates Públicos com participação de convidados, integrando as atividades do projeto Do Cárcere às Ruas: O Estigma da Vida Depois das Grades, contemplado pela 43ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Os quatro encontros são abertos ao público e com entrada gratuita. Os convidados/a irão debater com a plateia e com os integrantes da Companhia de Teatro Heliópolis o tema abordado no projeto, sendo cada um/a com um subtema específico. São eles: Fábio Pereira, no dia 01/02, sábado – Rede de Apoio: a Volta ao Convívio; Dexter, no dia 05/02, quarta – Fora das Grades: História em Primeira Pessoa; Tempestade, no dia 08/02, sábado – Retomar a Liberdade, Recuperar a Cidadania; e Vicente Concílio, no dia 09/02, domingo – Imaginar Uma Nova Vida: o Teatro e o Pós-prisão. Todos ocorrem às 19 horas.
Os debates contam com participação da mediadora Maria Fernanda Vomero, jornalista, doutora em Artes Cênicas (USP) e orientadora criativa de processos artísticos.
O projeto Do Cárcere às Ruas: O Estigma da Vida Depois das Grades – cuja pesquisa resultará no próximo espetáculo da Companhia de Teatro Heliópolis – parte da premissa de que o encarceramento deflagra traumas, comportamentos e perspectivas que inevitavelmente estarão presentes na retomada da vida dos sujeitos ao findar o cumprimento de suas penas. A pesquisa da Companhia busca compreender as consequências do aprisionamento nas tentativas de adaptação fora da prisão e na reconstrução das vidas.
Serviço
Do Cárcere às Ruas: O Estigma da Vida Depois das Grades
Dias 01, 05, 08 e 09 de fevereiro de 2025 – às 19h
Mediação: Maria Fernanda Vomero
Realização: Companhia de Teatro Heliópolis
Entrada gratuita – não há necessidade de retirar ingresso.
Duração: 120 minutos. Capacidade: 50 lugares. Livre.