Em temporada gratuita, o espetáculo “Parto Pavilhão” estreou no último dia 22 de fevereiro e fica em cartaz até 17 de março, no TUSP. As sessões ocorrem de quinta à sábado, às 21h; e domingos, às 20h. Com direção de Naruna Costa e texto de Jhonny Salaberg, a peça reconta a fuga de nove detentas com bebês de colo no CPP Feminino do Butantã, em 2009. Trata-se de um solo cuja montagem encerra a “Trilogia da Fuga” – que anteriormente levou aos palcos “Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã” (2018) e “Mato Cheio” (2019).
Em “Parto Pavilhão”, Jhonny Salaberg transforma mais um fato episódico da realidade carcerária do país na dramaturgia onde o foco narrativo é a história da Rose, uma das detentas. “É um espetáculo que mergulha na perspectiva feminina através de um recorte que transita entre o documento e a ficção através do realismo fantástico”, disse Salaberg.
Interpretada por Aysha Nascimento, Rose é a ex-técnica de enfermagem que se vale da dissimulação com os agentes penitenciários para garantir acesso nos interiores da prisão e arquitetar a fuga. A atriz diz ter conhecido a personagem durante o processo de escrita do espetáculo. Entretanto, ela conta, Rose foi ganhando novas camadas. “Foi muito importante o mergulho que a gente fez na Rose. Ela não representa mulheres presas e não é uma representação. Ela é um indivíduo, uma personagem inteira”, conta a atriz.
Serviço
“Parto Pavilhão”
Temporada de 22 de Fevereiro à 17 de Março
Quinta à Sábado às 21h | Domingo às 20h
Sessões extras aos sábados: 2, 9 e 16 de Março às 18h
Apresentações Gratuitas
Duração: 60 minutos | Capacidade: 50 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
TUSP – TEATRO DA USP
R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque