Nos dias 17 e 18 de agosto, das 11h às 18h, o COLAB.ARTE – Festival de Cultura e Economia Criativa da população imigrante estará sediado no Museu da Energia de São Paulo, na região de Campos Elíseos. O evento, que acontece no mesmo final de semana da Jornada do Patrimônio, é promovido pela Associação Comunidade Criativa e visa alavancar a situação social e econômica de imigrantes, refugiados e pessoas em vulnerabilidade, abrindo espaço para iniciativas culturais, empreendedoras e da economia criativa.
Durante o festival, o público poderá acompanhar atividades bastante variadas, como a execução de um mural de 390 metros quadrados, em live painting, por artistas estrangeiros e nacionais, como ações para plantio de especiarias trazidas pelos imigrantes para uma horta comunitária. Haverá, também, dez cozinhas de gastronomia imigrada, sets musicais tocados por DJs de variadas nacionalidades e espetáculos de dança da África do Sul e Palestina, além de workshops e oficinas das atrações do evento. Uma feira de empreendedorismo imigrante para troca de experiências e intercâmbio cultural totalmente gratuitas também integra a programação.
Com o objetivo de contribuir com o processo de revitalização do bairro de Campos Elíseos, região historicamente povoada por estrangeiros e refugiados que hoje enfrentam vulnerabilidade social e econômica, o COLAB.ARTE convida mais de 20 associações que atuam nessas áreas para participar do festival, entre elas estão a Educação Sem Fronteiras, artesãos da Guardiões da Tekoa Pyau, ONG Identidade Humana, Warmis Convergência das Culturas, Vem Bumbar, Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG) África do Coração, entre outras.
Para o idealizador do COLAB.ARTE e fundador da Associação Comunidade Criativa, Beto Lago, essa é uma oportunidade única de fortalecer a pluralidade cultural da região e gerar renda. “Essa região aqui dos Campos Elíseos é uma área muito simbólica e importante para nós, pois é aqui que temos assistido à história da cidade acontecer de forma pulsante e viva, com todos os seus contextos e personagens. Esse bairro foi e ainda é abrigo de muita gente corajosa, trabalhadora e criativa. Precisamos explorar essa potência e dar visibilidade para trocas e experiências. Todas as atividades previstas para o Festival são resultado dessa mistura fina que a região nos proporciona”, afirma.
PROGRAMAÇÃO COLAB.ARTE
OFICINAS – 17 e 18 de agosto
Grafite
Horário: das 14h às 17h
Plantio de Horta Urbana
Horário: das 13h às 17h
Música do mundo
Horário: das 12h às 18h
APRESENTAÇÕES DOS DJS
17 de agosto (sábado)
Das 11h às 13h – DJ Will Robson (Brasil)
Das 13h às 14h30 – DJ Mozabraza (Moçambique)
Das 14h30 às 16h – DJ Will Robson (Brasil)
Das 16h às 17h – DJ Erika Li (Brasil / China)
Das 17h às 18h – DJ Julio Moracen (Cuba)
18 de agosto (domingo)
Das 11h às 13h – DJ Will Robson (Brasil)
Das 13h às 15h – Matthieu Hebrard (França)
Das 15h às 16h30 – DJ Cecyza (Peru)
Das 16h30 às 17h – DJ Will Robson (Brasil)
Das 17h às 18h – DJ Pancho Valdez (Bolívia)
LIVE PAINTING
17 e 18 de agosto – Finalização do mural de 390 metros quadrados
Horário: das 11h às 18h
FEIRA DE EMPREENDEDORISMO E GASTRONOMIA IMIGRANTE
17 e 18 de agosto
Horário: das 11h às 18h
HORTA COMUNITÁRIA
SUSTENTABILIDADE
Bate papo O despertar e a urgência do cuidado com a Mãe Terra
Claudia Tostes – artista plástica
18 de agosto (domingo)
Horário: 14h
Visitas temáticas da Jornada do Patrimônio
Datas: 17 e 18 de agosto de 2024
Horário: Visitas temáticas às 11h e às 15h
Local: Museu da Energia de São Paulo – Exposições e área externa
Classificação livre