No mês dedicado a Zumbi dos Palmares, símbolo das lutas antirracistas no Brasil, o Clube de Leitura CCBB 2024 recebe os premiados Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório. Suas obras, cada uma ao seu modo, trazem a marca de um Brasil que vive ainda em regime marcado pelo racismo, a precariedade de um sistema que o naturaliza e a opressão que dele resulta. E é sobre essa realidade expressa em ficção que os autores irão conversar com os leitores.
“Estou muito feliz de estar com Tenório neste evento e encontrar leitores para conversar um pouco sobre nossas escritas”, afirma Itamar, que acaba de ser divulgado como um dos finalistas à 66ª edição do Prêmio Jabuti por Salvar o fogo, um dos títulos que estiveram no páreo para a escolha dos livros a serem lidos e debatidos no Clube de Leitura CCBB de novembro.
Em votação aberta, o público optou pelos títulos Torto Arado, de Itamar, e O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório.
Para a curadora e mediadora do Clube de Leitura CCBB 2024, Suzana Vargas, o destaque quando se fala em “Heranças de Zumbi” é para o poder narrativo desses dois escritores que, mergulhados em épocas e situações distintas, constroem personagens inesquecíveis e mostram ao público a face brutal do país mergulhado no obscurantismo do preconceito racial, para o qual a abolição da escravatura pouco ou nada significou”, reforça Suzana.
O objetivo do Clube também é trazer à tona o debate acerca de problemas basilares enfrentados pelos brasileiros relacionados à herança do patriarcado e à história de séculos de escravidão.
O encontro de novembro, penúltimo do Clube de Leitura CCBB 2024, acontece dia 13/11, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, com entrada gratuita, e conta também com a presença da poeta e escritora Elisabeth Manja.,
SOBRE OS LIVROS
Torto Arado: Um texto épico e lírico, realista e mágico, que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social. Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção. Vencedor dos prêmios Leya, Jabuti e Oceanos.
O avesso da pele: Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira e venceu o Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”. O livro conta a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
SERVIÇO:
Clube de Leitura CCBB 2024
Com Itamar Vieira Júnior e Jeferson Tenório
Participação de Elisabeth Monja
13 de novembro
Às 17h30
Evento Gratuito
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura, a partir das 9h do dia do encontro.,
Classificação indicativa: Livre
Centro Cultural Banco do Brasil
Biblioteca Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – 5º andar, Centro, Rio de Janeiro.