No dia 25 de julho, quinta-feira, às 18h30, a Casa Natura Musical será palco do Preta Bem Lhe Quero, evento imperdível e 100% gratuito em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Caribenha, com rodas de conversas inspiradoras, uma mesa de debate e, claro, com muita música.
Nesta edição, em parceria com a programadora artística Michelly Mury, a curadoria é especial de mulheres no samba e pagode e inclui o grupo Samba Que Elas Querem, que traz como convidadas especiais a consagrada sambista Geovana e a cantora Mannda Lym. E para a noite começar já com tudo, tem DJ set da DJ Yaminah.
Sobre Samba Que Elas Querem
Samba Que Elas Querem é uma roda organizada por mulheres musicistas que nasceu de um desejo de protagonizar o sexo feminino no cenário do samba carioca. Formam um movimento de motivação e representação feminina dentro da música e esta roda pretende ser um espaço de respeito em que todes possam se sentir agregades. O grupo é formado por Angélica Marino, Bárbara Fernandes, Cecília Cruz, Giselle Sorriso, Karina Neves, Mariana Solis, Thay Carvalho e Silvia Duffrayer. Elas já se apresentaram em locais renomados como Circo Voador e Teatro Rival, realizaram uma turnê em Portugal, e alcançaram milhões de pessoas com sua música, sempre destacando a resistência e a poesia do samba em seu repertório.
Sobre Geovanna
Maria Teresa Gomes, nascida no Rio de Janeiro, tornou-se conhecida como Geovana, uma consagrada cantora, compositora e sambista. Ganhou destaque na década de 1970 ao vencer a Bienal de Compositores com Pisa Nesse Chão Com Força e lançou seu primeiro LP em 1975, Quem tem Carinho me Leva, com clássicos como Amor dos Outros e Tataruê. Conviveu com figuras como Pixinguinha e Elis Regina, e compôs músicas populares em rodas de samba. Após um longo hiato, lançou Brilha Sol em 2020 e estreou como atriz na novela Novelei em 2022. Em 2024, Geovana prepara o lançamento do documentário Tataruê: o mundo negro de Geovana e o projeto Bons Tempos.
Sobre Mannda Lym
Mannda Lym é uma cantora e compositora, nascida em Belo Horizonte (MG), e vem construindo sua história no pagode desde 2019. Após ter um vídeo viralizado na página do Leandro Britto (criador de conteúdo digital com maior canal de samba e pagode do YouTube), Mannda vem se destacando nacionalmente e já contou com o apoio de algumas referências no pagode como Akatu, Belo, Guga Nandes, Menos é Mais e Thaís Macedo.
Sobre DJ Yaminah
A multiartista Yaminah Mello iniciou sua carreira de DJ ao lado de sua prima e parceira de dupla, Aisha. Juntas, elas se apresentam em eventos globais e locais renomados, incluindo o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Moçambique, Colômbia e Berlim, e por marcas como Nike, Ballentine’s, Skrillex Party SP e Cartier, entre outras. Essa parceria familiar resulta em experiências de pista de dança que celebram o Brasil e suas jornadas na diáspora negra.