Espetáculo infantil da Cia Cênica de São José do Rio Preto, “Bitita – Para Não Esquecer”, tem sua estreia na capital paulista neste domingo, 04 de agosto com duas sessões, às 15h e às 17h no Sesc Pinheiros, até 25 de agosto. A peça, que traz no elenco as artistas trans Christina Martins e Cairo Francisco, tem texto de Anna Magalhães, direção de Fabiano Amigucci.
“Bitita – Para Não Esquecer” é fruto de uma pesquisa sobre pretitude e Teatro Negro que vem propondo e consolidando, material e simbolicamente, o aquilombamento na coletividade Cênica. É Teatro Negro para crianças, debruçando-se especialmente sobre o livro “Diário de Bitita”, invenção de Carolina Maria de Jesus para falar sobre o que via e sentia na sua infância.
O espetáculo propõe a criação de novos diálogos a respeito da visão de mundo, tão singular de uma menina preta da periferia sem perder a poesia e respeitando seus modos de conhecer e de ver o mundo.
Sinopse
A atrevida menina Bitita é, para além de uma pergunta (ou perguntadeira), um sonho possível de se viver sem ter que esperar pelas decisivas respostas – um sonho possível de Carolina Maria de Jesus. Ela é Bitita, antes mesmo de se perguntar se um dia, de fato, poderia ser Bitita.