De acordo com a Folha de S. Paulo, Wagner Moura vai estrelar uma cinebiografia do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira. O longa tem o nome provisório de ‘Angicos‘ e será escrito e dirigido por Felipe Hirsch (‘Severina’).
A trama será inspirada no experimento pedagógico que Freire promoveu em 1963 no sertão do Rio Grande do Norte, quando alfabetizou cerca de 300 pessoas em apenas 40 horas.
A família do pedagogo, com o apoio do Instituto Paulo Freire, prestarão consultoria à produção do longa. O roteiro é assinado por Hirsch, Juuar e Itamar Vieira Junior.
A produção é composta por Adriana Tavares, representando a Cenya Productions e a Reagent Media.
Por enquanto, não há outros nomes confirmados ao elenco e nem previsão de estreia.
Nascido em Recife em 1921, Paulo Freire faleceu em São Paulo, no ano de 1991, mas deixou um importante legado para a Educação Brasileira, ressaltando a importância de compreender a realidade do aluno, a alfabetização de adultos, a formação de cidadãos críticos.
Atualmente, por conta da ascensão da extrema-direita, o estudioso é alvo de diversas mentiras vindas de políticos fascistas e seus simpatizantes, que invariavelmente denotam nunca ter lido a obra de Freire.