“Othelo, o Grande” documentário brasileiro dirigido por Lucas H. Rossi foi selecionado para a 29 edição do FESPACO – Festival PanAfricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, em Burkina Faso. Será a estreia do filme no continente Africano, e no maior festival da África.. O filme é produzido pela Franco Filmes em coprodução com Baraúna filmes e tem como parceiros Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil, Itaú e Rio filme.
O filme que ficou 10 semanas em cartaz e circulou por 16 festivais de cinema acumulando o prêmio de Melhor Documentário do Festival do Rio, Gordon Parks Award for Black Excellence, Melhor Montagem no Festival Aruanda, entre outros prêmios – tem previsão de estreia no VOD e streaming ainda no primeiro semestre.
Narrado em primeira pessoa, “Othelo, O Grande”, tem também participação especial da atriz Zezé Motta como narradora e traz imagens raras de arquivo, feitas em pesquisas na Cinemateca Brasileira, que revelam diferentes facetas do artista ao grande público e o apresentam para as novas gerações. Otelo trabalhou com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Júlio Bressane, Marcel Camus e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros e usou esse espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes. Produzido pela Franco Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil, Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, e Baraúna Filmes, o filme é distribuído pela Livres Filmes.