fbpx
Pretessências

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

O documentário participa da mostra competitiva de dois festivais: Festival de Cinema de Vitória e do Festival Internacional do Rio LGBTQIA+
Longa capixaba "Presença",com roteiro e direção de Erly Vieira Jr.,será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

 

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do LGBTQIA+ Festival no Rio de Janeiro e será o filme de abertura do Festival de Cinema de Vitória, na competição oficial. Produzido pela Ladart Filmes, sediada em Vitória e com distribuição da Livres Filmes, o filme tem estreia nacional marcada para o dia 1 de agosto. 

“Presença” é um documentário em longa-metragem sobre três artistas afro-brasileiros, atuantes no Espírito Santo e com carreiras consolidadas internacionalmente, que fazem de seus corpos o meio e objeto de sua arte. Marcus Vinícius, Castiel Vitorino Brasileiro e Rubiane Maia construíram as carreiras percorrendo o mundo em busca da reinvenção do próprio corpo. O filme mescla imagens de arquivo de trabalhos e intervenções dos artistas e performances inéditas, concebidas especialmente para o filme, e fazendo uso de um desenho de som e uma edição que valorizam conexões entre obras tão distintas. 

Artista Rubiane Maia
Rubiane Maia | Divulgação

Para o diretor Erly Vieira Jr., “‘Presença’ é um filme sobre artistas que compreendem a performance como forma de insubordinação diante dos papeis sociais, que se costumam predeterminar a eles com uma abordagem bastante poética, algo que sempre me instigou. Esses corpos são desobedientes, excessivos, transbordantes, muitas vezes levados a seus limites, e constantemente reinventados através de gestos, ritmos, movimentos, conectando-se a nós, espectadores, de formas bastante surpreendentes.” 

Questões como a relação com a paisagem e a conexão com a natureza e seus elementos, a fragilidade da experiência humana, a solidão existencial, a espiritualidade, a racialidade, a performance como uma metodologia de contato íntimo com o espectador, são alguns dos temas universais que o filme aborda.

 “Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do LGBTQIA+ Festival no Rio de Janeiro e será o filme de abertura do Festival de Cinema de Vitória, na competição
Marcus Vinícius | Crédito :Yury Aires

 “Presença” é o primeiro longa-metragem de Erly, realizador capixaba que possui curtas-metragens premiados em diversos festivais desde os anos 2000, e que nos últimos dez anos também passou a atuar nos campos da curadoria, em mostras e festivais Brasil afora, e da teoria audiovisual, sendo autor de livros como “Realismo sensório no cinema contemporâneo”, publicado em 2020. “Presença” é um convite ao público para experienciar a proposta criativa dos artistas e também para refletir sobre suas próprias questões existenciais, fazendo coro às palavras certa vez escritas por Marcus Vinícius: “não só vemos os mundos com os olhos, mas também com os sonhos”. 

Última atualização em: 2 de julho de 2024 às 12:36

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)
Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter e receba no seu e-mail as notícias e destaques mais recentes

Categorias