No próximo dia 11 de dezembro, às 19h, o Circuito Spcine receberá a pré-estreia de “Las Preñadas”, filme dirigido por Pedro Wallace, uma coprodução entre Argentina e Brasil. A sessão gratuita acontece na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo e será seguida por um debate imperdível sobre o tema: “O retrato da mulher no cinema latino-americano”.
“Las Preñadas” (2023) é um road movie a pé que explora a força e a resiliência feminina em um contexto de fronteira. No filme, Carmela entra em trabalho de parto em uma pequena cidade rural entre Argentina e Brasil. Sua vizinha Juana, também grávida, decide ajudá-la, e juntas embarcam em uma jornada desafiadora em busca de atendimento médico, enfrentando limitações e encontrando a solução com suas próprias mãos.
A obra, com 79 minutos de duração, é apresentada em espanhol, com legendas em português, e possui classificação indicativa de 16 anos. Premiada internacionalmente, “Las Preñadas” trouxe à atriz Marina Merlino o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Calzada, na Espanha, e conquistou o título de Melhor Ficção na competição oficial do Festival Internacional de Cine Callejero, em Lima, no Peru.
Após a exibição, a discussão sobre a representação da mulher no cinema latino-americano contará com a presença de Marina Merlino, protagonista de Las Preñadas; Carol Rodrigues, diretora e roteirista brasileira; Bruna Carvalho Almeida, realizadora e montadora, que será a mediadora da conversa.
Serviço:
- O quê: Pré-estreia de Las Preñadas seguida de debate.
- Quando: 11 de dezembro, às 19h.
- Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Lima Barreto (Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP).
- Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala).
- Duração: 79 minutos (filme) + debate.
- Classificação: 16 anos.