fbpx

Publicidade

Diretores e cineastas do Nós do Morro participam de debate sobre 38 anos de sucesso do grupo

Marcello Melo, Luciana Bezerra, Luciano Vidigal e Guti Fraga falaram para plateia do evento RioMarket,
Diretores e cineastas do Nós do Morro participam de debate sobre 38 anos de sucesso do grupo

Publicidade

A tarde de domingo (6) foi de conversa e celebração no RioMarket, evento de negócios ligado ao Festival do Rio 2024, para o Nós do Morro, que completa 38 anos. Diretor Executivo do grupo de teatro do Morro do Vidigal, Marcello Melo compareceu ao Armazém da Utopia, onde acontecem os seminários, ao lado de outros dois membros: Luciana Bezerra e Luciano Vidigal, atores e cineastas.

Entre as falas da palestra, Marcello ressaltou como o grupo muda o rumo da vida de várias pessoas na favela. “Não havia no meu DNA um caminho que me levasse aonde eu estou. Quando eu chego no Vidigal, achando que ia encontrar várias barreiras, várias emoções me foram apresentadas. Era pai solo de dois filhos. O Nós funcionou também como uma creche, meus filhos ficavam lá e eu tinha a maior segurança de tê-los ali”, recordou o artista, que é pai do também ator Marcello Melo Jr.

Diretores e cineastas do Nós do Morro participam de debate sobre 38 anos de sucesso do grupo
Luciano Vidigal, Luciana Bezerra, Marcello Melo | Crédito: Dayana Dionisio

Já Luciano lembrou que se interessou pelo mundo artístico porque sua mãe trabalhava como empregada doméstica na casa do ator Otávio Muller. Ainda criança, ele via a sua preparação com textos e personagens e se interessou pelo ofício. Foi então que o Nós do Morro lhe proporcionou este caminho.

“Quando eu fiz o meu primeiro longa, pensei que iria dirigir esse cara. E convidei o Otávio para fazer o meu filme. É dessa subversão que eu falo, que é a força da arte. É o filho da empregada, que hoje é diretor do ex-patrão”, avaliou Luciano.

Mas foi Luciana Bezerra quem relembrou o início do grupo, em 1986, e a inspiração do fundador Guti Fraga em uma época em que o país ainda vivia a Ditadura Militar.

“Ele tem a ideia de fazer um teatro da comunidade e para a comunidade. É assim que a gente começa, pensando que aquele espaço de favela precisava de arte. Foi vendo que era difícil acessar os aparelhos formais da cidade, e que aquela arte pouco falava para a gente e nos tocava”, avaliou ela.

O grupo Nós do Morro já formou uma série de atores, ao longo das suas quase quatro décadas de existência, que fizeram carreira não só no teatro, mas também no cinema, TV e audiovisual. Há nomes como Babu Santana, Roberta Rodrigues, Thiago Martins, Marcello Melo Jr., Jonathan Azevedo, Micael Borges, entre outros.

Publicidade

Última atualização em: 7 de outubro de 2024 às 0:42

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados