O curta-metragem “Lily´s Hair”, dirigido por Raphael Gustavo da Silva, é um dos destaques do projeto socioeducativo Circuito Cine Curta, que chega em sua 11ª edição no Rio de Janeiro, no próximo dia 12 de agosto.
Lily deseja ter cabelos encaracolados para afirmar sua identidade como uma garota negra. Ela contará com a ajuda de seu amigo, Caio, um menino cadeirante, que cria possibilidades fantásticas nesta saga para ajudá-la.
A produção traz em seu roteiro a importante mensagem do empoderamento da mulher negra, ensinando para as crianças o poder da raça e ajudando a valorizar a sua autoestima. Em certo momento do filme, Lily e seus amigos cantam juntos uma música que fala sobre o poder do black power.
Idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, o Circuito Cine Curta vai beneficiar este ano cerca de 3.7 mil crianças e jovens, de 6 a 15 anos, da rede pública de ensino, de cinco bairros do Rio de Janeiro: Catete, Madureira, Tijuca, Leblon e Barra da Tijuca. A nova edição, que será realizada entre 2 e 30 de agosto, contará com a participação de seis escolas públicas, com a exibição de filmes de várias regiões, nos quais o enfoque está na riqueza da história e cultura do nosso país.
A curadoria do Circuito Cine Curta seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras, a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil e busca explorar a diversidade das regiões representadas. Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes a que assistiram.
“Lily´s Hair”
Direção: Raphael Augusto da Silva
Estado: GO
Categoria: ficção
Ano: 2019
Duração: 15 min
Gênero: aventura