O filme nacional Capitão Astúcia, com estreia marcada para o dia 6 de fevereiro de 2025 no Rio de Janeiro (RJ), é descrito pelos realizadores como uma celebração do amor à vida, da imaginação e das conexões humanas. Ele também traz à tona discussões sobre como a sociedade encara o envelhecimento e os sonhos que persistem ao longo da vida.
O diretor e roteirista do filme, Filipe Gontijo, traz uma abordagem única sobre temas como etarismo, imaginação e as transformações no cinema nacional.
Sobre o filme:
Aos 80 anos, Fernando Teixeira interpreta o protagonista Capitão Astúcia, um idoso fascinado por histórias em quadrinhos que decide se transformar em super-herói, para o espanto de seu neto Santiago (Paulo Verlings). Com um roteiro emocionante, o filme aborda temas como envelhecimento, relações familiares e o etarismo, questionando estereótipos associados à velhice.
Capitão Astúcia já conquistou o público em festivais no Brasil e no exterior, acumulando 49 prêmios, como o Troféu de Favorito do Público no 55º Festival de Brasília e no 17º Festival de Cinema dos Sertões. A recepção calorosa também se estendeu à Itália, onde foi ovacionado por 2.500 estudantes.
O elenco conta ainda com Nívea Maria, em um papel raro no cinema, além de talentos como André Deca, Yudi Tamashiro (como o excêntrico vilão Akira Laser) e Andrade Júnior (in memoriam).
Ficha Técnica:
- Direção e Roteiro: Filipe Gontijo
- Co-Roteiro e Montagem: Eduardo Gomes
- Produção Executiva: Érico Cazarré
- Produção: Caza Filmes e Papai Pequeno
- Gênero: Aventura, Fantasia, Drama
- Duração: 90 minutos