A SemanaLab – eixo formativo da Semana de Cinema Negro – que fortalece e contribui com a capacitação de produtores e realizadores negros de Belo Horizonte e Região Metropolitana, abriu inscrições.
A formação audiovisual é destinada às pessoas que se declaram pretos e pardos, residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana há pelo menos um ano, que tenham um projeto de filme ou série em desenvolvimento e interesse em aprimorá-lo. Os interessados já podem se inscrever, até 24 de janeiro, gratuitamente, para a 2ª edição da SemanaLab pelo link: https://forms.gle/UhjNmiXD4BjVU1rG8. O edital com informações completas está no mesmo link de inscrições.
Oito projetos serão selecionados para receber, entre 14 e 19 de abril, consultoria com o objetivo de aprimorar a parte técnica, narrativa, criativa e de produção dos projetos audiovisuais. A SemanaLab é um espaço de formação audiovisual e laboratório para projetos cinematográficos de qualquer duração (curta, média, longa-metragem ou séries), e qualquer gênero (animação, documentário e/ou ficção). Os selecionados recebem ajuda de custo para transporte e a alimentação será com fornecedores parceiros do projeto.
A produtora e co-realizadora da SemanaLab, Fernanda Vidigal, explica que a SemanaLab surge da necessidade de ter em Belo Horizonte um espaço formativo para que realizadores negros possam pensar o fazer e como fazer cinema. Ela acrescenta ainda que a proposta é oferecer acolhimento e formação aos realizadores negros que estão iniciando seus projetos audiovisuais para que saiam desse laboratório fortalecidos para captar recursos nas Leis Municipais, Estaduais e Federais, assim como em fundos internacionais.
A 2ª SemanaLab é produzida pela Carapiá Filmes e Quiabo Produções, com o apoio do Instituto Cervantes Belo Horizonte, patrocínio do Banco BS2, e realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, projeto n 2268/2023 e da SECULT-MG – Lei Paulo Gustavo, ID 246587.
Serviço:
Inscrições para SemanaLab – formação audiovisual e cinematográfica
Até 24 de janeiro