Publicidade

“A Big Mommy” e a representação racista de mulheres pretas na TV e no cinema norte-americano

Era naturalizado nos Estados Unidos dos anos pré lutas por direitos civis de forma massiva, a representação racista de pessoas negras nas mídias visuais.

Publicidade

Era naturalizado nos Estados Unidos dos anos pré lutas por direitos civis de forma massiva, a representação racista de pessoas negras nas mídias visuais. Na verdade, até mesmo fora das obras estadunidenses temos personagens inspirados em estereótipos como é o caso de Mr Popo, da franquia Dragon Ball, que alguns fãs defendem que é apenas um deus negro, sendo que não é oferecido nenhum background do tipo ao personagem na série.

Acontece que não é apenas “mimimi” quando uma pessoa preta reclama desses estereótipos. Existe uma história pesadíssima por trás dessa forma de criar personagens.

O comediante nova iorquino Thomas D. Rice, nascido no início do século XIX, descobriu ao visitar o Sul dos Estados Unidos que os brancos tinham costume de tratar os escravizados como animais e os comparavam a corvos (em inglês, crow) e que os negros escravizados, nas horas de descanso, cantavam uma canção cuja a origem não se sabe, sobre uma figura lendária chamada Jim Crow. Então, achando muito “engraçado”, Rice passou a pintar seu corpo de preto e se apresentar em casas de shows onde cantava uma adaptação distorcida da canção dos escravizados— a Jump Jim Crow, onde imitava o que ele entendia ser o comportamento dos negros: um ser burro, maltrapilho, falando de maneira ininteligível e se esforçando para fazer os brancos rirem.

Esse tipo de apresentação se espalhou de forma massiva, indo parar em programas de TV, teatros, desenhos animados e quadrinhos…

O simbolo ficou tão marcado que as iniciativas de segregação racial nos EUA ficaram conhecidas como Jim Crow Laws (Leis Jim Crow).

Hattie McDaniel em “E o Vento Levou”

No caso da Mammy Two Shoes de Tom e Jerry, ela também nasce dos relatos feitos por combatentes sulistas da guerra civil norte-americana, que falavam da saudade que sentiam da “escrava que era quase da família”. Eram negras representadas como gordas, seios fartos, gentis, leais, submissas, responsáveis por amamentar toda a família.

Em geral, essa mulher não é vista como digna de complexidades. Ela vive para servir seus Senhores, não sente desejo, amor ou saudade.

Um exemplo triste e marcante da retratação da Big Mammy acabou sendo encarnada pela brilhante atriz Hattie McDaniel. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar um Oscar por seu papel no filme “E o Vento Levou”. Mesmo após a consagração, a artista seguiu fazendo os mesmos papéis de empregadas domésticas.

Mesmo atualmente, há casos da problemática que ficaram notórios. Lançado em 2011, o filme ‘Histórias Cruzadas’, estrelado por Viola Davis e Octavia Spencer, fez sucesso ao contar a história de duas empregadas que trabalham para famílias brancas dos Estados Unidos que fazem parte da elite, nos anos 1960. Spencer venceu um Oscar pelo papel, mas Viola Davis demonstrou arrependimento anos depois por ter participado da obra.

Em entrevista para o New York Times em 2018, Viola disse que o filme não fez jus a representar as subjetividades dessas trabalhadoras negras domésticas. “Eu só senti que no final das contas não foi a voz das empregadas que foi ouvida. Eu conheço Aibileen [a personagem no filme]. Conheço Minny [personagem interpretada por Octavia Spencer]. Elas são minha avó e minha mãe. E eu sei que se você quer fazer um filme cuja premissa é entender como é trabalhar para pessoas brancas, e criar seus filhos em 1963, eu quero ouvir como você realmente se sente. E eu nunca ouvi isso no filme”, explicou a atriz.

Já em 2020, Viola reforçou: “Não há ninguém que não fique entretido com ‘Histórias Cruzadas’. Mas há uma parte de mim que parece ter me traído e traído meu povo, porque eu estava em um filme que não estava pronto para contar toda a verdade”.

Publicidade

Última atualização em: 28 de março de 2025 às 0:23

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Área para Anúncios

Seus anúncios aqui (área 365 x 300)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Se inscreva na nossa Newsletter 🔥

Receba semanalmente no seu e-mail as notícias e destaques que estão em alta no nosso portal

Categorias

Publicidade

Links Patrocinados