Para impulsionar a atuação de instituições, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras, o Instituto Feira Preta, realizador do maior festival de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, em parceria com a PepsiCo, a Fundação PepsiCo e a DORITOS®, lançou o edital Impacto Black. A iniciativa receberá um investimento de R$ 1 milhão de reais e colocará a serviço das organizações sua expertise com ações sociais negras por meio de metodologia própria do Instituto, o Afrolab, um ciclo formativo com foco no fortalecimento institucional de diferentes projetos liderados por pessoas negras. As inscrições vão até 12 de agosto e podem ser realizadas pelo site.
O projeto selecionará 10 propostas que atuam em território brasileiro e desempenham papel crucial na promoção de pessoas pretas e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade. Os selecionados receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Além disso, as respectivas lideranças participarão de uma trilha de desenvolvimento institucional e pessoal por meio de um programa de mentoria, com duração de um ano, que será ministrado por especialistas.
O Instituto Feira Preta contribuiu na mentoria e na aplicação metodológica para orientar os cursos de capacitação que serão ministrados para os projetos selecionados. “Ainda não é todo o mercado que atua como poderia, mas, algumas marcas, sim. As construções que têm sido feitas com PepsiCo e DORITOS®, seja no Festival Feira Preta, que converge várias iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro, ou no edital Impacto Black, evidenciam que a co-existência, e, consequentemente, a co-criação e a co-realização são o caminho para entregar impacto concreto. Celebro muito essa parceria!”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta.
“A iniciativa Impacto Black identifica e celebra organizações e lideranças negras sem fins lucrativos que estão transformando suas comunidades, promovendo inclusão e gerando efeito social local e duradouro. O Impacto Black vem para amplificar vozes e aumentar a presença de pautas propositivas na periferia e nos centros urbanos”, afirma C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo.
Ao realizar a inscrição, a organização deve apresentar um plano resumido de como o recurso vai impulsionar a sua atuação, considerando estratégia, principais objetivos e desafios do contexto e território em que está inserida. Os participantes serão avaliados pela equipe do Instituto Feira Preta e o resultado será divulgado ao longo do mês de agosto.
Os critérios de participação são os seguintes: ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos); estar ativa e formalizada (registrado como pessoa jurídica sem fins lucrativos) há pelo menos um ano; ser, necessariamente, fundada ou liderada por pessoas pretas; a diretoria deve ter, pelo menos, 50% de pessoas pretas conforme a autodeclaração étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As inscrições para o programa são gratuitas e válidas para todo o Brasil – poderão ser realizadas até às 17h59, horário de Brasília do dia 12/08, pela plataforma Prosas através do link https://prosas.com.br/editais/14582-edital-impacto-black.